Notícias
Athos Bulcão - Tradição e Modernidade

Athos Bulcão - Tradição e Modernidade

A exposição “Athos Bulcão - Tradição e Modernidade” traça um panorama da produção de Athos Bulcão, um dos ícones da arte moderna brasileira. A mostra privilegia a produção arquitetônica de murais e azulejaria do artista, reconhecida pelo caráter geométrico e pelas presenças monumentais em cidades como Rio de Janeiro, Brasília e Buenos Aires.

 A obra de Athos Bulcão potencializa a arquitetura e trabalha as relações entre o espaço projetado e elementos da natureza, como a incidência da luminosidade solar. Em seus azulejos destacam-se a modulação e o grafismo criados com base nas formas geométricas. Sua obra, inscrita em alguns dos principais edifícios modernos brasileiros, notabiliza-se pelo equilíbrio encontrado nas relações entre arte e arquitetura.

Para esta exposição, foram selecionadas aproximadamente 40 obras de formatos variados, que abrangem os fundamentos criativos e signos plástico-poéticos de Bulcão. Seis grandes murais de azulejos são expostos acompanhados de seu projeto/planta e de uma foto de sua aplicação no local de origem. Além disto, os visitantes poderão desfrutar de uma monumental instalação cenográfica que reproduz a fachada do Teatro Nacional de Brasília, marco da arquitetura nacional criado pelo artista.

Athos Bulcão (1918-2008) nasceu no Rio de Janeiro e sempre teve incentivo no campo das artes. Tendo abandonado a medicina para se dedicar à pintura, alcançou sua primeira exposição individual em 1944. Em 1950, após dois anos de estudos em Paris, retorna ao Brasil e recebe convite do arquiteto Oscar Niemeyer para trabalhar na transferência da capital federal para Brasília. 

Cadastre-se e Receba
Novidades por e-mail